Um bom sistema de iluminação, com o uso adequado de cores e texturas, criação de contrastes e escolha adequada de lâmpadas e luminárias pode produzir ambientes que promovem o bem estar, resultando em um conforto visual perfeito.
A correta iluminação de um ambiente, tem o poder de tornar pequenos espaços, lugares aconghegantes e tranquilo, assim como salientar pontos espefificos ou detalhes em grandes ambientes. A incorreta iluminação de um ambiente, pode tornalo, desagradavel e indiferente, por mais bem elaborado que este seja. Alem do mais, a iluminação tambem pode interferir diretamente na produtividade, nas vendas e na qualidade de vida de quem habita o espaço. Um sistema de iluminação inadequado pode, inclusive, produzir acidentes de trabalho.
Como obter Conforto Visual
Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher o conjunto correto de lampadas e luminarias, estes devem atender aos desejos esteticos e tambem a necessidade do ambiente, que varia de acordo com a atividade neste desempenhada. Para isto devemos buscal lampadas que tenham um bom indice de IRC e luminarias que evitem o ofuscamento direto ou indireto. Devemos também lembrar que a luz mais confortável para nossos olhos é a luz natural(a qual deve ser explorada ao máximo, estimulando o consumo racional e sustentável de energia - leia: Dicas de Sustentabilidade).
Para reduzir o ofuscamento, devemos utilizar vários focos de luz ao invés de um único ponto, utilizar luminárias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho, nunca posicionar a fonte luminosa na linha da visão e evitar superfícies altamente refletoras.
1. - Iluminação de jardins: evite luminárias com focos de luz na altura dos olhos do observador; modelos menores e com proteção de vidro opaco são indicados;
2. - Iluminação geral de ambientes: opte por plafons com acabamento opaco / semi-transparente ou lustres com efeito de iluminação indireta (leia mais: Efeitos de Iluminação);
3. - Iluminação de destaque: luminárias direcionáveis podem valorizar paredes e objetos sem causar ofuscamento.
Exemplos de luminárias e lâmpadas que evitam o ofuscamento:
Poste para jardim: baixa altura e com proteção opaca | Plafon com vidro fosco: ideal para iluminação geral de salas e quartos | Lustre: produz iluminação indireta "jogando" a luz para o teto.
Spots direcionáveis: podem ser utilizados para valorizar quadros e esculturas | Pendente: valoriza o espaço da mesa de jantar sem ofuscar | Abajur: cria uma luz suave ideal para salas, quartos e escritórios.
Spot direcionável opaco de embutir: valoriza paredes e também pode ser utilizado para iluminação geral de salas, quartos e escritórios | Luminária de mesa: ideal para escritórios | Arandela de jardim: iluminam jardins e acessos sem ofuscar.
Lâmpada AR70: possui proteção contra ofuscamento. São ótimas para salas, escritórios e quartos |Lâmpadas com bulbo leitoso reduzem o ofuscamento | Luminárias para lâmpadas fluorescentes com refletores não ofuscam e são eficientes.
Atenção às cores das lâmpadas
A escolha correta da cor da lâmpada (temperatura de cor) influencia diretamente na sensação que o ambiente transmite. Dependendo do uso do espaço o ideal é combinar diferentes cores para que, de acordo com a tarefa, o sistema ideal seja ligado e utilizado (leia mais: Introdução à Luminotécnica).
1.- Utilize cores brancas para iluminar grandes áreas e espaços de trabalho. Normalmente grandes comércios e indústrias, como mercados e lojas de departamento (preços mais populares), usam esta cor de iluminação. Temperatura de cor: de 3.000 a 6.000K;
2.- Utilize cores amarelas em quartos e salas para trazer a sensação de aconchego. Temperatura de cor: igual ou inferior a 3.000K;
Iluminação comercial de loja de departamento. Fonte: Blog Conversa de Pub | Sala de Estar / Jantar.
Atenção às cores e texturas dos objetos do ambiente
A cor e a textura dos materiais, presentes no ambiente, interferem diretamente no efeito da luz (na quantidade de luz refletida). Por isso esta deve ser pensanda junto com estes detalhes, para que o resultado seja o esperado.
1. - Cores escuras absorvem a luz, enquanto cores claras a refletem;
2. - Superfícies com textura rugosa refletem menos a luz do que as de superfície lisa (que podem inclusive criar reflexos que causam ofuscamento);
3. - Vidros em índice de reflexão 0%, enquanto espelhos tem índice de reflexão 100%.
As cores escuras e a textura das superfícies permitem que o ambiente, mesmo com luz branca, seja confortável e aconchegante. Foram utilizadas sancas invertidas para a iluminação geral e projetores de trilho com lâmpadas halógenas para criar pontos de destaque.
Diferentes cores refletem a luz de diferentes maneiras. O preto absorve ao máximo, enquanto o branco a reflete ao máximo.
Fonte parcial: http://www.cliquearquitetura.com.br/
por: Bruno Ferlin
Nenhum comentário:
Postar um comentário