A iluminação interfere diretamente na maneira como vemos e sentimos o espaço. Cores e texturas devem ser pensadas junto com a uliminação e seus efeitos.
Através da luminotécnica é possível ampliar ou reduzir a sensação de tamanho de um cômodo, valorizar produtos em uma loja, gerar a sensação de conforto ou até mesmo direcionar circulações. Nas breves descrições abaixo, poderemos exemplificar de formar superficial alguns tipos de iluminação e suas caracteristicas.
Luz Difusa
É uma luz suave que não incide de um foco direcionado em particular. Para criar este efeito de iluminação deve-se utilizar materiais e cores de boa reflexão para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves (é a luz produzida, por exemplo, por uma persiana ou cortina semitransparente).
Luz difusa. | Luz difusa por meio de cortinas.
Luz Indireta
A luz é jogada em um plano e este a reflete para o ambiente de maneira indireta e sem ofuscamento. Este efeito é conseguido através de luminárias opacas e sancas de gesso(semelhante à luz difusa, mas é mais suave).
Iluminação indireta de luz fluorescente atrás de sanca de gesso.
Iluminação indireta, por lâmpadas fluorescentes, atrás do espelho. | Iluminação indireta na sanca de gesso e no móvel.
Exemplos de Luminárias que produzem este efeito:
Luminária de piso | Arandela de parede | Abajur.
O foco de luz incide predominantemente em uma direção em particular, sobre uma mesa de trabalho, um quadro, ou objeto qualquer. Para obter este efeito utilizam-se refletores ou lâmpadas refletoras para dirigir o foco de luz. Utilizando esta técnica, em projetos luminotécnicos criteriosos, os possíveis inconvenientes como ofuscamento, sombras marcadas e diferenças significantes de níveis de iluminância, podem ser eliminados.
Iluminação dirigida de pendente sobre mesa de atendimente. | Luz de pendentes sobre bancada da cozinha.
Exemplos de Luminárias que produzem este efeito:
Pendente em metal | Spot em metal | Pendente branco.
Também chamado de “banho de luz” em paredes, este efeito é obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede. O efeito wall washing permite valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas.
Lâmpadas “lavam” a parede com a luz: efeito wall washing. Fonte: Arq. Renata Basques. Quer conhecer outros ambientes? Visite: Iluminação | Basques
Exemplos de Luminárias que produzem este efeito:
Downlight
Este princípio busca ocultar a fonte luminosa evitando o ofuscamento das pessoas focalizando a luz e aumentando o rendimento luminoso. As luminárias são específicas de embutir no forro e possuem diversos formatos. Através de várias luminárias é possível compor um ambiente diferenciado e único.
Luz é dirigida para baixo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
Downlight com dicróicas à esquerda |Ccom spot direcionável à direita
Up Light
É o efeito criado ao se iluminar elementos verticais como árvores e arbustos, estátuas e colunas de prédios. Quanto mais próximo estiver o projetor mais luz rasante se obterá.
Exemplo de efeito uplight iluminando árvore.
Tambem é possivel a utilização em interiores para resaltar detalhes arquitetonicos ou gerar ambientes com iluminação tenue. Porem nestes casos necessita de maiores cuidados com os demais metodos de iluminação utilizados, para nao se “quebrar” a armonia do conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário